Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Inauguradas as novas instalações da Critical Techworks em Lisboa

A Critical Techworks acaba de inaugurar oficialmente as suas novas instalações, onde já se desenvolve muito do software que poderemos encontrar nos automóveis da BMW num futuro próximo.

É oficial, estão inauguradas as novas instalações da Critical Techworks, mesmo no centro de Lisboa, na zona de Entrecampos. Esta empresa, que resulta de uma parceria entre a Critical Software e o BMW Group conta já com cerca de 350 colaboradores nos escritórios do Porto e agora em Lisboa, mas conta chegar ao número 600 ainda antes do final do ano e aos mil colaboradores em breve.

Além de estarmos presentes na inauguração oficial, ainda nos foi possível visitar um pouco do espaço da Critical Techworks e descobrir alguns dos projetos que estão já a ser desenvolvidos e testados para fazerem parte dos automóveis da BMW num futuro próximo, mas também em áreas tão distintas como a que diz respeito à sua produção, à logística ou mesmo nas várias formas de chegar a potenciais clientes. Desde a simples ideia até ao produto final, são diversas as fases por que o software tem de passar entre programação e desenvolvimento, bem como os mais variados testes que simulação a sua totalidade de utilizações possíveis. E tudo isto, com as mais variadas finalidades em mente.

Na cerimónia oficial da inauguração deste espaço, tivemos a oportunidade de ouvir Christoph Grote, Senior Vice President of Electronics do BMW Group, que referiu que: “Com um sector tecnológico consolidado e em claro crescimento, e o seu talento ambicioso e apaixonado pelo futuro da mobilidade, Portugal responde a todos os requisitos de uma empresa com o perfil da Critical TechWorks. Estamos confiantes de que, com este novo compromisso, poderemos fortalecer a nossa posição enquanto líderes inovadores do sector, com base numa visão ousada do futuro da indústria automóvel: moderna, inteligente e adaptada às necessidades dos diferentes perfis de consumidor.”

Também presente esteve Klaus Straub, CIO e Senior Vice President Information Management do BMW Group, que acrescentou: “Além das nossas localizações globais de desenvolvimento de software, a Critical TechWorks está também a produzir produtos tecnológicos inovadores para a digitalização e automação de desenvolvimento, produção e venda de produto. É incrível assistir à rapidez com a qual a empresa se estabeleceu e iniciou a sua operação, e como o número de colaboradores continua a aumentar. Com esta participação, estamos a expandir de forma cuidada e seletiva a nossa expertise em tecnologia e software e a melhorar os nossos recursos internos nessa área.”

Rui Cordeiro, CEO da Critical TechWorks, acrescenta: “O software desempenha um papel cada vez mais importante na configuração do futuro da mobilidade e da indústria automóvel como um todo e pretendemos ser uma referência não apenas em Portugal, mas em todo o mundo. A nossa nova presença em Lisboa baseia-se no nosso rápido crescimento e vai permitir-nos continuar a liderar o desenvolvimento de tecnologias de topo e de bordo para o BMW Group.”

Gonçalo Quadros, CEO da Critical Software, conclui que: “Este é um passo importante para a comunidade Critical. Ao longo dos últimos 20 anos, a Critical Software tem vindo a dedicar-se a enfrentar alguns dos desafios tecnológicos mais exigentes. Para isso, é essencial nutrir o talento das nossas pessoas. O nosso novo escritório no coração de Lisboa irá proporcionar-nos um ambiente de trabalho de primeira classe, no qual a nossa equipa poderá continuar a desenvolver o tipo de soluções inovadoras que ajudarão a definir indústrias em todo o mundo.”

No final ouvimos ainda Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego, que referiu o conjunto de condições que Portugal tem para oferecer a projetos desta envergadura. Para Miguel Cabrita “Inaugurar as instalações de uma parceria desta dimensão é… especial!”. O Secretário do Estado do Emprego aproveitou também para relembrar a aposta que é feita atualmente na formação, sendo que existe um Centro de Formação exclusivamente dedicado à área automóvel.

Ficam assim inauguradas as novas instalações da Critical Techworks em Lisboa, depois das do Porto, inauguradas em 2018. E segundo percebemos pelas declarações de Gonçalo Quadros, “Portugal não é só Lisboa”, pelo que é fácil percebermos que vão existir mais infraestruturas em breve.

E por agora, resta-nos ir descobrindo os frutos do trabalho de todos os engenheiros que pudemos ver já em plenas funções e com um bom nível de motivação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.