Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi atinge recorde de vendas
A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vendeu um total de 10.756.875 unidades ao longo do ano de 2018, mantendo assim a sua posição de liderança mundial das vendas de automóveis de passageiros e comerciais ligeiros.
O aumento das vendas em 1,4% em 2018 (em comparação com 2017) deveu-se ao sucesso de modelos como os Renault Clio, Captur e Sandero; Nissan X-Trail/Rogue e Sentra/Sylphy; e Mitsubishi Eclipse Cross e XPANDER.
A produção e a venda de modelos que utilizam a plataforma CMF (Common module family) – que é um pilar do plano Aliança 2022 – aceleraram também em 2018, nomeadamente, com a comercialização do Renault Kwid nos mercados internacionais e o aumento da produção da pick-up Nissan Frontier, cuja plataforma é partilhada com a Renault e com a Mercedes.
O ano de 2018 ficou também marcado pelo crescimento da procura por modelos comerciais ligeiros como os Renault Kangoo, Master e Trafic; Nissan Navara e Terra e Mitsubishi Triton. A otimização das sinergias com o desenvolvimento e industrialização conjunta, está no centro da estratégia da Aliança para o crescimento da sua quota de mercado nos comerciais ligeiros a nível mundial.
Em 2018, a Aliança manteve a sua liderança no segmento dos veículos zero emissões com vendas acumuladas, desde 2010, de 724.905 veículos elétricos.
As vendas do Grupo Renault aumentaram 3,2 % atingindo 3.884.295 unidades em 2018. Neste mesmo ano, a Nissan Motor Co. Ltd. vendeu 5.653.683 automóveis em todo o mundo e a Mitsubishi Motors Corporation vendeu 1.218.897 unidades.
Plano estratégico Aliança 2022
Tal como definido no plano Aliança 2022, a Renault-Nissan-Mitsubishi prevê obter sinergias anuais de um valor superior a 10 mil milhões de euros até ao término do plano com, por exemplo, a produção de nove milhões de automóveis baseados em quatro plataformas comuns e os motores comuns a todas as marcas deverão representar 75 % das vendas totais.
Por outro lado, até ao fim do plano, serão lançados 12 novos veículos 100% elétricos bem como 40 modelos serão equipados com diferentes sistemas de delegação da autonomia de condução.
Principais mercados da Aliança
País | Vendas totais |
China | 1 920 541 |
Estados-Unidos | 1 611 952 |
França | 763 984 |
Japão | 727 823 |
Rússia | 648 795 |
México | 355 968 |
Alemanha | 343 656 |
Brasil | 334 469 |
Itália | 277 941 |
Espanha | 275 884 |
Principais mercados do Grupo Renault
País | Vendas totais |
França | 689 788 |
Rússia | 497 266 |
Alemanha | 235 609 |
China | 216 699 |
Brasil | 214 822 |
Itália | 208 580 |
Espanha | 189 480 |
Turquia | 115 842 |
Argentina | 114 348 |
Reino-Unido | 103 607 |
Principais mercados da Nissan Motor
País | Vendas totais |
China* | 1 563 986 |
Estados-Unidos | 1 493 877 |
Japão | 615 966 |
México | 314 123 |
Canadá | 149 117 |
Grã-Bretanha | 116 914 |
Rússia | 106 138 |
Brasil | 97 512 |
Espanha | 72 943 |
Tailândia | 72 394 |
*incluindo a marca Venucia
Principais mercados da Mitsubishi Motors
País | Vendas totais |
Indonésia | 146 805 |
China | 139 856 |
Estados-Unidos | 118 075 |
Japão | 104 611 |
Austrália | 84 826 |
Tailândia | 84 560 |
Filipinas | 65 894 |
Alemanha | 52 196 |
Rússia | 45 391 |
Grã-Bretanha | 30 952 |