Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Porsche 911 Cabriolet já aquece para o verão

Seis semanas após o lançamento do Coupé, a atenção vira-se para o novo Porsche 911 Cabriolet que em Portugal custará desde 113.735 euros para a versão 911 Carrera 8 Cabriolet e desde  120.335 euros para o 911 Carrera 48 Cabriolet (preços acrescidos de impostos).

O 911 descapotável continua uma tradição com várias décadas, iniciada quando a Porsche desvendou o protótipo do primeiro 911 Cabriolet, no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA), em setembro de 1981: os clientes e fãs ficaram imediatamente cativados. A primeira variante descapotável do 911 saiu da linha de produção em 1982, sendo presença constante na gama do modelo desde então.

A versão descapotável do icónico desportivo inclui todas as características inovadoras do Coupé, juntamente com funcionalidades avançadas e específicas do Cabriolet como o novo sistema hidráulico da capota que permite que a mesma abra e feche mais rapidamente do que nunca.

O novo modelo realça as linhas modernas do Coupé, embora permaneça inconfundível como um Porsche 911 em formato Cabriolet. A capota totalmente automática integra uma janela traseira em vidro e uma estrutura que integra elementos em magnésio, conhecidos como arcos, o que previne o efeito balão na capota a velocidades elevadas. A capota pode ser aberta ou fechada a velocidades até 50 km/h. O novo sistema hidráulico reduz o tempo de abertura para cerca de 12 segundos, ao passo que um defletor de vento extensível eletricamente assegura que o pescoço está protegido contra o impacto do vento.

O 911 Cabriolet está inicialmente disponível como Carrera S com tração traseira e como Carrera 4S com tração integral. Ambos utilizam um motor seis cilindros Boxer sobrealimentado com 2.981 cmº, 331 kW (450 CV) disponíveis as 6.500 rpm e 530 Nm de binário entre as 2.300 e as 5.000 rpm.

A eficiência aumentou e os consumos reduziram por intermédio de um melhorado processo de injeção; outras medidas de otimização foram também implementadas,como a nova configuração dos turbocompressores e sistema de arrefecimento do ar. A potência é entregue por intermédio de uma nova transmissão de dupla embraiagem com oito velocidades.

O Carrera S acelera dos zero aos 100 km/h em 3,9 segundos (com o opcional Pacote SportChrono: 3,7 segundos) e alcança uma velocidade máxima de 306 km/h. 0 Carrera 4S atingeuma velocidade máxima de 304 km/h e chega dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos (com oopcional Pacote Sport Chrono: 3,6 segundos).

A nova posição dos apoios do motor torna o Cabriolet ainda mais resistente à torsão do que o seu predecessor. Pela primeira vez, o chassis desportivo Porsche Active Suspension Management (PASM) está disponível para o 911 Cabriolet. Para isto, as molas são mais firmes e curtas,as barras estabilizadoras, à frente e atrás, são mais rígidas, e o chassis foi rebaixado em dez milímetros. Estes ajustes dão ao 911 um comportamento mais neutro em estrada, com melhor distribuição do peso.

Design

O novo 911 Cabriolet aparenta maior largura, mais auto-confiança e, de um modo geral, surge mais musculado que o seu predecessor. Cavas das rodas mais largas sobre as jantes de 20″ à frente e de 21 ” atrás. Os modelos de tração traseira têm agora a mesma carroçaria dos modelos de tração integral. O eixo traseiro é 44 milímetros mais largo.

A dianteira – geralmente 45 milímetros mais larga – relembra uma caraterística tradicional das primeiras gerações do 911: um capot alongado com um distinto ressalto à frente do para-brisas. Ambos os elementos alongam a dianteira do veículo e dão-Ihe uma imagem dinâmica.

A traseira de todos os modelos é dominada pelo significativamente mais largo spoiler de posição variável e pela elegante e contínua faixa de luz. Com exceção das secções dianteiras e traseiras, toda a carroçaria é feita de alumínio.

Interior de linhas limpas

O interior é distinto, com as linhas direitas e limpas e os instrumentos recuados a definirem o tablier. Como no 911 original, o novo tablier cobre toda a largura por entre duas linhas horizontais. Ao lado do conta-rotações em posição central, dois finos ecrãs sem moldura apresentam informações ao condutor.

Agora com 10,9 polegadas, o ecrã central do Porsche CommunicationManagement (PCM) pode ser operado rapidamente e sem causar distrações.

Segurança

Numa estreia mundial, a Porsche desenvolveu o Wet Mode, 0 qual é incluído de série. Esta função deteta água na estrada, preparando os sistemas de controlo de acordo e avisando o condutor, o qual pode definir o automóvel para se focar na segurança, premindo simplesmente um botão ou utilizando o seletor de modos no volante (Pacote Sport Chrono).

O sistema de alerta e travagem com base na câmara, também incluído de série, deteta o risco de colisão com veículos, pedestres, e ciclistas, e inicia um procedimento de aviso ou travagem de emergência, se necessário. O sistema de assistência ao estacionamento, incluindo uma câmara de marcha-atrás, completa a configuração de série do Cabriolet.

As opções para o 911 incluem o Assistente de Visão Noturna com câmara com imagem térmica, assim como o cruise-control adaptativo com controlo automático da distância, função de stop and go e proteção dos ocupantes.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comentários estão fechados.