Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jaguar ajuda Dua Lipa a criar música de uma nova forma

A cantora e compositora britânica-kosovar, Dua Lipa, colaborou com a Jaguar para criar música de uma forma totalmente nova. Através de um software personalizado projetado pela Jaguar, criou uma mistura exclusiva do seu último hit, ‘Want to’, incentivando os seus fãs de todo o mundo a criarem músicas personalizadas usando sua própria inspiração – desde o seu estilo de condução, às músicas que ouvem e gostam mais ou nos toques dos seus smartphones.

As possibilidades excedem um milhão de remixes, com múltiplos ritmos e versões baseadas num vasto número de géneros musicais, desde o hip-hop a versões orquestradas, música pop a ritmos baseados em baixo e bateria.

A música já é a mais remixada da história, desde o seu lançamento numa tour exclusiva em Sugar City, Amsterdão, onde fãs e estrelas de toda a Europa, incluindo a atriz Aliz Benezech e a supermodelo Doutzen Kroes, também criaram suas próprias versões e tiveram a oportunidade de dirigir o elétrico puro Jaguar I-PACE.

Para criar seu próprio remix de ‘Want to’, Dua Lipa pilotou um Jaguar I-PACE e o seu estilo de condução foi capturado pelos sensores inteligentes do veículo. Da quantidade de energia consumida à maneira como Dua Lipa acelerou e travou, os dados obtidos foram usados para fazer a música, desde o ritmo à disposição da condução e humor em geral.

A versão de ‘Want to’ de Dua Lipa e da Jaguar estará integrada no novo álbum ‘Dua Lipa The Complete Collection’ que estará à venda na próxima sexta-feira, 7 de setembro.

No lançamento da música em Amsterdão, Dua Lipa afirmou: “Estou muito contente por poder colaborar com a Jaguar e poder ultrapassar os limites da música e da tecnologia para os meus fãs. É incrível que qualquer um possa criar sua própria versão da minha música “Want to”, com base na forma como conduzem um Jaguar ou na música que ouvem. É uma loucura pensar que com os dados obtidos ao guiar o I-PACE elétrico, se pode alterar energia da minha música e criar um som incrível e completamente novo”.

Não só os condutores podem fazer remixes da música. Todos os fãs de música, de todo o mundo, podem fazer suas próprias versões da música Dua Lipa usando um software desenvolvido pela Jaguar em https://remix.jointhepace.com/.

A aplicação inovadora permite que o utilizador misture a música de Dua Lipa usando o seu historial do Spotify, a partir dos dados musicais que ouvem e reorganizando todos os elementos para criar sua própria trilha. Desde o tempo médio das suas listas de reprodução até ao estado vital e à energia da música que se ouve com maior frequência, os dados são utilizados para criar a sua própria versão. Aqueles que não têm conta Spotify também podem criar suas misturas com a aplicação, tocando no ecrã do telemóvel para “recriar o mood” e criar uma nova versão da música.

Além disso, todas os remixes podem ser partilhados usando as diferentes redes sociais de cada utilizador.

Inovações tecnológicas

Esta colaboração entre música e tecnologia é o mais recente exemplo do interesse da Jaguar em criar uma experiência mais conectada entre o condutor e o seu veículo. A tecnologia In-Car da Jaguar, como o sistema InControl e as configurações inteligentes, monitorizam o estilo de condução e as preferências para ajustar as configurações desejadas e melhorar a experiência de condução.

O Connected Car engineer da Jaguar, Matt Peirce, explicou: “Colocamos milhares de sensores inteligentes em todos os Jaguar da família PACE que apreendem tudo, desde o condutor, seu estilo de condução e tudo o que acontece em seu redor, para personalizar a experiência de condução e estimular os sentidos. Obter todos os dados possíveis, do interior e exterior do veículo e em cada rota, permite-nos personalizar cada veículo para cada condutor”.

“No futuro, poderemos ver este tipo de tecnologia musical em todos os Jaguar, para que os sistemas de entretenimento se adaptassem a cada um e criem uma experiência ainda mais conectada. Isso significa que, no futuro, poderemos trabalhar com mais artistas para criar canções semelhantes, mas que respondam com sua condução”, acrescentou o responsável.

“Na verdade, já usamos os dados do InControl para melhorar continuamente nossos veículos e, com a tecnologia de atualizações off-line, podemos melhorar os veículos de cada cliente e até mesmo restaurar alguns itens sem a necessidade de passar por uma oficina de reparação”, concluiu.

Como funciona a captura de dados?

Cada Jaguar E-PACE, F-PACE e I-PACE tem milhares de sensores inteligentes para recolher dados e melhorar a experiência de condução. Tudo, desde o estilo de condução até às preferências escolhidas, é recolhido e organizado para estudo.

São obtidos 6 tipos diferentes de dados em cada Jaguar só a partir do sistema de entretenimento InControl. Estes podem incluir informações sobre os tipos de travagem ou aceleração realizadas, a quantidade de energia capturada durante a travagem regenerativa e o consumo de eletricidade, velocidade média ou direção.

Todas as informações são enviadas remotamente do veículo para a “cloud” usando o ponto de conexão WiFi 4G. A música de Dua Lipa x Jaguar usa todos esses dados do veículo para, juntamente com o software inovador, oferecer um remix totalmente personalizado.

A partir da aplicação online, os utilizadores do Spotify podem mixar a faixa usando seu histórico em streaming: os estilos musicais mais ouvidos, o tempo das músicas favoritas, etc. Esta informação, juntamente com a interação no telefone do utilizador, é usada para reorganizar e remixar a música de Dua Lipa, para personalizá-la para cada utilizador.

Aqueles que não têm uma conta no Spotify podem criar seu próprio remix, tocando no ecrã do seu smartphone para definir o ritmo que pretende, para que o aplicativo converta a versão da música que combina a velocidade e o ritmo das batidas.

Criar música

Para tornar possível o remix da música de Dua Lipa x Jaguar, uma equipa de produção musical especializada segmentou a versão master da música de Dua e, a partir da base da música dividida nos seus vários componentes, explorou a diferentes possibilidades da música ser reajustada tendo em conta o humor e estilo, a instrumentalização e o ritmo de cada utilizador.

Foram criadas mais de 3.500 sequências áudio através deste processo, sendo estes os ingredientes para cada remix: os componentes de um software inteligente de última geração, prontos para serem organizados por dados automotivos, o histórico de streaming do Spotify ou um ritmo definido por cada utilizador.

Tor Castensson, membro do parceiro de tecnologia de software, a Plan8, afirmou: “Os seis conjuntos de dados capturados de cada unidade do Jaguar I-PACE são usados para rastrear a música. A impressão digital de cada motorista e das suas rotas serve para selecionar o humor, tempo, intensidade e complexidade do remix – e escolhe melodias, sons e batidas de bateria a partir de uma paleta de instrumentos. A pista responde efetivamente ao ritmo e ao estilo da condução. ”

Ben Sumner, dos parceiros de produção da Jaguar, Feel for Music, explicou: “Funciona como um cadeado com combinações: há cinco seções em cada música, como as cinco rodas de um cadeado. Os dados obtidos a partir das diferentes viagens de cada motorista selecionam um estado de espírito e um estilo de inúmeras formas; cada volta da roda seleciona uma combinação diferente. O software combina perfeitamente a música para que funcione como um remix coeso. Cada roda tem centenas de diferentes opções de áudio possíveis, havendo assim o potencial para milhões de versões da mesma faixa”.

‘THE PACE: SEASON ONE’

A colaboração entre a Dua Lipa e a Jaguar dá início a uma série de eventos e atividades em toda a Europa, englobados no que chamamos de ‘The PACE’: Season One’, temporada na qual se vai celebrar os extraordinários modelos SUV da marca, o E- PACE, F-PACE e I-PACE.

Após o lançamento de Amsterdão, os condutores de todos os países da região terão a oportunidade de criar seus melhores remixes com testes de condução de toda a gama PACE em eventos especiais, que acontecerão ao longo de 2018 e em 2019. ‘The Pace: Season Two’ será apresentada no verão de 2019.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comentários estão fechados.