Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Honda Accord: 40 anos de sucesso mundial

Honda Accord - Then & Now
Honda Accord – Then & Now

Atualmente arredada dos mercados Europeus, a designação Accord continua a acarretar uma enorme importância para a Honda noutros países, como é o caso dos Estados Unidos da América (EUA), onde é um dos automóveis mais vendidos. Em 2016, ano em que é comemorado o seu 40º aniversário, a marca presta homenagem a este modelo, recordando todas as inovações que esta popular berlina trouxe à indústria motorizada.

Como começou?

Em junho de 1976, os Norte-Americanos viam chegar ao seu país o primeiro Honda Accord, um compacto de três portas que se propunha a elevar os níveis de diversão e de eficiência de condução. Naquele país, o Accord continua a ser hoje um importante protagonista do mercado, tendo já vendido – ao longo de nove gerações e de 40 anos – 12.7 milhões de unidades vendidas, a grande maioria produzida nos Estados Unidos.

“O Accord corporiza o espírito desafiador da Honda e o nosso empenho para oferecer produtos inovadores aos nossos clientes com o máximo de qualidade, fiabilidade e valor”, referiu John Mendel, o vice-presidente executivo da Honda dos EUA.

A sua importância naquele país prende-se com um marco histórico, já que foi o primiero modelo da Honda e o primeiro modelo de um construtor Japonês a ser produzido na América, onde se mantém em construção há quase 34 anos. No total, foram produzidos 10.7 milhões de Accord no continente norte-americano, tanto para os mercados locais, como para exportação.

Histórico de inovações

A primeira geração (1976-1981) trouxe consigo um motor CVCC de alta eficiência, seguindo-se, na segunda geração (1982-1985) a introdução de um sistema de injeção eletrónica de combustível. Com a terceira geração geração (1986-1989) chegou uma suspensão de triângulos duplos para maior eficácia dinâmica, enquanto a quarta geração (1990-1993) incrementou o nível de segurança ao dispor de sistema ABS para os travões.

A quinta geração (1994-1997) contava com o sistema VTEC de abertura variável das válvulas para melhoria da combustão e da eficiência, surgindo na sexta geração (1998-2002) o controlo de tração eletrónico. A atual geração, a nona, apresenta, entre outros elementos de destaque, o leque de serviços de conectividade avançadas com sistema Apple CarPlay e Android Auto e as tecnologias de segurança Honda Sensing para evitar colisões ou mitigar as suas consequências.

OUTRAS NOTÍCIAS

Comentários estão fechados.