VW muda logo para o adaptar à Era do veículo elétrico
A Volkswagen vai mudar de logo para a adaptar a sua imagem à nova Era do veículo conetado e elétrico. O novo logo será menos rígido e terá mais cor.
O novo logo será revelado no próximo ano, a par com o início do agressivo plano de produtos elétricos da marca, disse ontem, o diretor de marketing da marca, Jochen Sengpiehl (foto), no decurso de uma conferência de imprensa, em Berlim.
O novo logo será adaptado para poder ser aplicado não apenas nos automóveis, mas também em ecrãs de smartphones. “Sinais dos tempos”, referiu Sengpiehl. Desde 2012, quando sofreu um ligeiro ajuste que o tornou mais tridimensional, que o logo da Volkswagen não sofre quaisquer alterações.
“A marca não está em tão boa forma como no passado, e não é apenas pelo escândalo dos motores diesel, mas também por ter perdido algum apelo emocional devido a ser demasiado alemã”, explicou Sengpiehl, que regressou à Volkswagen, em setembro, depois de um período na Hyundai.
A Volkswagen vai também expandir o uso do digital e dos social media para afinar o seu marketing, especialmente para tentar convencer os consumidores mais céticos a mudarem para os veículos elétricos. Dar à marca uma imagem mais fresca é um ponto chave para o sucesso do investimento de 20 milhões de euros, que a marca está a fazer no automóvel elétrico.
O objetivo da mudança é tornar a tornar a Volkswagen uma marca mais abordável e menos rígida e, ao mesmo tempo, sublinhar as inovações, para justificar um preço mais elevado dos futuros modelos. A Volkswagen está neste momento na fase de seleção de agências de comunicação e de publicidade que possam, ao longo dos próximos meses, ajudar a marca no processo criativo da mudança
“O grande desafio é: como trazer as pessoas para o carro elétrico”, avança Sengpiehl. “Queremos que as pessoas se divirtam connosco e, para isso, precisamos de uma Volkswagen mais colorida”.