Como é o novo Audi RS5 Sportback?
O RS5 Sportback é o mais recente elemento da família de modelos de alta performance RS da Audi. Chega ao mercado no segundo semestre do ano.
Versão mais potente e de elevadas prestações do coupé 5 portas A5 Sportback, está equipado com um motor V6 2.9 litros TFSI gasolina biturbo de 444 cv de potência e liberta 600 Nm de binário, disponível entre as 1900 e as 5500 rotações por minuto.
Os dois turbos estão posicionados dentro do V do bloco, o que melhora a resposta e o desempenho do motor. Cumpre os 0-100 km/h em apenas 4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 280 km/h, com o pack opcional Dynamic Plus.
A tração integral permanente quattro reparte o binário até 40/60% entre os eixos dianteiro e traseiro e combina-se com o sistema de controlo de tração para evitar as perdas de tração em aceleração. A transmissão faz-se através de uma caixa automática Tiptronic, de oito velocidades.
A suspensão desportiva de cinco braços foi redesenhada e aligeirada para assegurar o melhor comportamento dinâmico. Em comparação com o Ausi S5 Sportback, o RS5 apresenta-se rebaixado em cerca de 7 milímetros, graças à sua suspensão desportiva de série. Em opção, a suspensão pode ser associada ao sistema Dynamic Ride Control, com amortecedores variáveis. O condutor pode optar por quatro diferentes modos de condução, através do Audi Drive Select: comfort, auto, dynamic e individual.
O design exterior do vai buscar a inspiração aos sucessos desportivos da marca, rementendo-nos para o Audi 90 quattro IMSA GTO, com que a marca disputou o campeonato americano de GTs, no final dos anos oitenta. Os ombros musculados, a grelha RS em ninho de abelha com entradas de ar laterais, o spolier frontal, as caixas dos retrovisores e exteriores e a asa traseira em alumínio mate, as generosas saídas de espace ovais RS, nos extremos da traseira, são alguns dos detalhes que reforçam a personalidade deste RS5 Sportback.
O interior é requintado e muitíssimo bem equipado, com bancos desportivos especiais e tecnologias de última geração, incluindo conetividade total com Apple CarPlay e Google Android Auto, o painel de instrumentos digital e personalizável e head up display a cores. Em linha com o DNA desportivo deste RS5 Sportback, o condutor é informado instantaneamente sobre a pressão dos pneus, o binário, a relação de caixa ideal e a força G de aceleração.
No que respeita a sistemas de ajuda à condução, o RS5 Sportback está ao nível da conduçáo semi-autónoma, com assistentes de manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo, travagem automática anti colisão, reconhecimento de sinais de trânsito e paragem e arranque automático nas filas de trânsito, entre outros.