Toyota e-Palette: O elétrico autónomo do futuro
A Toyota revelou no Consumer Electronics Show (CES), a decorrer em Las Vegas, a sua visão para o futuro da mobilidade com a apresentação do seu protótipo e-Palett: um veículo que conta com hardware da Toyota e software de outras empresas capazes de operar o veículo.
Mas a construtora não se ficou por aqui e anunciou ainda a criação da Aliança e-Palette: uma parceria com várias empresas como a Pizza Hut, Amazon, Mazda e Uber, que aproveitarão a Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF) - estas empresas vão colaborar no planeamento do veículo, nos protótipos de aplicações e na verificação de atividades do veículo.
O e-Palette, que conjuga a automatização e multi-funcionalidade com uma nova geração de baterias elétricas e a uma mobilidade inteligente, terá três dimensões distintas, num comprimento que vai dos 4 aos 7 metros - o modelo apresentado no CES conta com 4,800 mm de comprimento, 2,000 mm de largura e 2,250 mm de altura.
Embora o protótipo ainda não tenha sido materializado, o presidente e CEO da Toyota, Akio Toyoda afirmou que o e-Palette e a Alliance são um trampolim para um novo modelo de negócios que equilibra as vendas tradicionais de veículos e os novos serviços de mobilidade.
A Toyota espera realizar os primeiros testes com o e-Palette no início de 2020 e potencialmente oferecer soluções de mobilidade para atletas que compitam nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos desse ano em Tóquio, no Japão.