Furgão e-Crafter inicia ofensiva de comerciais e pesados elétricos da VW
O Grupo Volkswagen vai investir 1,5 mil milhões de euros ao longo dos próximos cinco anos no desenvolvimento de motores elétricos e de tecnologias de condução autónoma para veículos comerciais ligeiros e pesados e autocarros, reporta a agência Reuters, com base em declarações de vários executivos, no decurso do Innovation Day do Grupo, que decorreu em Hamburgo.
“A versão elétrica do furgão comercial e-Crafter (foto) será lançada em versão com uma autonomia superior a 200 quilómetros ainda antes de terminado o ano”, avançou Eckhard Scholz, CEO da Volkswagen Commercial Vehicles. O VW I.D. Buzz Cargo, um furgão elétrico de mercadorias que será desenvolvido em paralelo com a variante passageiros, também está nos planos de produto e chegará ao mercado em 2022.
A Volkswagen Commercial Vehicles está também a trabalhar em soluções para uma nova gama de veículos de transporte pesados e de média tonelagem para o mercado europeu, que serão desenvolvidos em parceria com os americanos da Navistar.
“Vamos entregar os primeiros nove camiões 100% elétricos a clientes austríacos, no final do ano e a partir de 2020 entraremos no segmento dos autocarros elétricos”, afirmou por seu lado Joachim Drees, CEO da MAN Truck & Bus, a divisão de pesados do Grupo Volkswagen.